quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Por cachos livres

Só quem tem cabelos cacheados (no caso eu), sabe o trabalho que dá. As pessoas acham que a gente já acorda com as ondinhas perfeitas, mas não é nada disso, o trabalho é grande para chegar a cachos bonitos.
Por isso, baseado em tudo que sofri até descobrir a fórmula dos cachos bonitinhos, fiz um pequeno manual de como cuidar dos cachinhos. Para muitas pode parecer besteira, mas tem muitas meninas que, por falta de prática ou teimosia, não sabem lidar direito com esse tipo de cabelo.  


Começando pelo básico.

A primeira, e talvez mais importante dica, é nunca, jamais, escovar os cabelos cacheados. Principalmente quando estão secos. Para não ter perigo de os cachos se desfazerem, o cabelo deve ser desembaraçado com pentes de dentes largos, e logo depois de serem lavados, quando ainda estão molhados. O pente que eu uso é assim ó. E mais, pentes de madeira são ainda mais aconselhados, por não gerarem (energia?) no contato com os fios, e assim terem menos possibilidade de formar fiozinhos rebeldes.

A segunda dica é deixar os cabelos secarem ao natural. Se você só consegue lavar o cabelo denoite e realmente tiver que usar o secador, sempre use o difusor. Usar o jato de ar direto no cabelo vai bagunçar tudo e impedir que os cachos se formem direito.

A terceira dica é usar os produtos certos, pode parecer lógico, mas tem gente que não faz. Vou fazer um relato breve de um diálogo que tive com a pessoa X, quem tem cabelo cacheado, a um tempo atrás:
X - Ai como teus cachos são certinhos, os meus não ficam assim!
Eu - Já tentou usar o shampoo tal (que eu estava usando na época) e um ativador de cachos?
X - Eu já usei shampoo pra cabelo cacheado uma vez, mas não gostei, o cabelo fica mais cacheado ainda.
Eu - ¬¬
Os produtos certos para seu tipo de cabelo fazem toda a diferença! Não adianta você usar um shampoo para cabelo liso, porque seu cabelo não vai ficar liso ou ondulado, vai ficar no máximo uma nhaca. Salvo raríssimas exceções talvez. Claro que se seu cabelo estiver ressecado, você pode usar um creme que seja mais hidratante, ou um shampoo para dar brilho, um condicionador de reconstrução. Mas é básico você use pelo menos um creme para pentear ou uma máscara para cabelos cacheados.

Eu costumo ter mais de um tipo de produto e ir intercalando. Por exemplo, no momento estou usando o Shampoo de Reparação Total da Elsève e o para cabelos cacheados da Pantene, vou intercalando os dois, e também faço isso com máscaras e condicionadores, só mantenho o creme de pentear que é sempre para meu tipo de cabelo.  

Passadas as dicas mais básicas, vamos a outras medidas que vão facilitar a vida das meninas dos cachos.

O corte certo facilita muito a vida. O melhor corte para cabelos cacheados costuma ser o de camadas, por deixar o cabelo mais leve e com mais movimento, e assim facilitar a formação dos cachos. 

Outra coisa legal é ter um kit para emergências. Eu não sei o de vocês, mas o meu cabelo adora complicar em dias importantes, é eu ter uma festa importante para ir, que ele resolve fazer birra. Por isso eu tenho um super kit, com muitos grampos de cabelo, vários tamanhos de bobs e um babyliss. Quando tenho uma festa e estou a fim de mudar um pouco, dou acabamento em alguns cachos com o babyliss ou com rolos, já da uma textura diferente e sai da mesmisse do dia a dia sem precisar apelar para a chapinha. Quando tem fios que não estão se comportando bem, eu faço cachinhos com o dedo e prendo com grampos, depois de alguns minutos o problema já esta resolvido. 

Hidratar muito também é importante, os cabelos cacheados perdem água com mais facilidade, por isso costumam ser mais desidratados que os cabelos lisos. É importante observar como é seu cabelo, mais ressecado nas pontas, por baixo ou na raiz, e sempre ter uma boa máscara de hidratação por perto.

Por fim, fiz uma lista de produtos que podem ajudar a domar os cachos.


1 ) Mousse de volume Tresemmé, para quem tem cachos fininhos como os meus e gosta mesmo de um cabelão! Eu uso as vezes, mas como ele é fixador pode acabar deixando o cabelo seco se usado todos os dias.
2 ) Ativador de Cachos Flores e Vegetais, forma cachos mais finos e por isso da um pouco de volume. Bom e barato. Falei dele aqui.
3 ) Ativador de Cachos Yellow, nunca usei mas vi algumas meninas falando bem dele!
4 ) Fluido Restaurador de Pontas Avon, falei dele aqui esse semana. É um silicone, por isso diminui os cabelinhos arrepiados e controla o volume, alem de hidratar.
5 ) Shampoo e Condicionador Cachos Comportados Seda, na época que eu usava gostava muito do resultado, mas tem que cuidar, ele resseca um pouco o cabelo.
6 e 7 ) Ouvi falar muito bem da linha Afro da Niely, mas ainda não testei, alguma de vocês conhece?
8 ) Máscada da mesma linha do shampoo da Seda, acho que faz um ano já que não uso mais, mas acredito que o produto não tenha mudado. Ela deixava meus cachos beem redondinhos, com cara de rica. Vou comprar denovo pra ver se continua funcionando, mas só quando meu estoque de produtos pro cabelo diminuir.
9 ) Esse é o creme meu de todos os dias. Adoro, não troco e estou desesperada porque quando fui comprar o terceiro pote esses dias, a moça da loja disse que ele ia sair de linha. É o de babosa, se alguem tiver notícias de outros exemplares me avise.
10 ) Para os dias que você só quer tirar os fios arrepiados do caminho, vale usar também creme para cabelos ondulados. Eu disse ondulados, não lisos.
11 ) Inclui o creme de Óleo de Argan da Novex, porque é super hidratante mesmo, e cachos precisam de hidratação, e porque é um dos únicos cremes que não deixa o cabelo pesado e por isso não desfaz os cachos.

 É isso!
Ficou bem extenso, mas tentei deixar tudo separadinho para que vocês possam ler o que mais lhes interessa.
Beeijo gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário